TÉCNICAS DE VENDAS
O processo de vendas a cada dia se torna mais específico, ter consultores de vendas em uma empresa é uma jornada em busca de profissionais que são preparados para lhe dar com todos os tipos de clientes e que possuem ferramentas de gestão de vendas de acordo com suas experiência vividas ou adquiridas por capacitações que lhes oferece este conhecimento sistêmico.
Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae, 58% dos clientes que dizem já saber o que comprar acabam procurando outros produtos e marcas na hora em que entram na loja. Isso mostra que o vendedor é capaz de influenciar em até 90% a decisão de compra. Para isso, ele deve estar disponível para esclarecer dúvidas e oferecer o que for melhor para o cliente.
“Hoje não funciona apenas ser comunicativo e muito menos tentar empurrar mercadorias para atingir metas ou favorecer um determinado fornecedor. O vendedor deve ser um consultor, para atender às reais necessidades do cliente”, o Sebrae aponta os principais “pecados” do vendedor e oferece dicas que evitam práticas prejudiciais às vendas.
Falhas que devem ser evitadas
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Não ouvir o cliente;
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Não conhecer os produtos que o cliente precisa;
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Demonstrar falta de interesse para buscar soluções dentro das linhas de produtos disponíveis na loja;
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Falar mal de uma determinada marca;
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Atender vários clientes ao mesmo tempo;
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Descuidar da própria aparência;
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Pressionar o cliente e ficar cercando-o de forma invasiva.
Técnicas de Venda que funcionam
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Conhecer os produtos e os clientes que frequentam a loja;
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Identificar as necessidades do cliente;
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Ser sociável e atencioso;
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Usar uniforme, caso a loja forneça;
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Demonstrar vontade de colaborar;
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Não confundir rapidez com eficiência;
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Oferecer facilidade de pagamento;
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Manter-se ocupado, isso demonstra que você não ficará em cima do cliente o tempo todo.
Podemos dizer que um profissional de vendas bem treinado equivale a um craque de futebol em um time, uma vez que domina a bola a chance de gol é muito mais real que de qualquer outro jogador.
Não adianta só saber jogar, tem que ser um craque para ser eficiente e eficaz em uma organização.